• Aguarda Proteção Veicular

E o trânsito em 2019, como foi?

O ano de 2019 acabou e foram muitos os acidentes no trânsito que poderiam ser evitados. 2020 tem que ser diferente, por isso separamos além dos dados, algumas dicas para você seguir e fazer diferente esse ano.


O ano de 2019 passou e nos restaram os dados para analisar. No ano passado, a cada 15 minutos, uma pessoa morria em um acidentes de trânsito no Brasil. Apesar de impactante, as estatísticas já foram piores. Nos anos anteriores esses números eram aterrorizantes, tendo o ano de 2019 uma curta melhora, porém, ainda preocupante e exigindo de todos atenção redobrada nas vias Brasileiras.


Segundo a Polícia Rodoviária Federal, historicamente, entre as causas mais comuns de acidentes com morte estão a desatenção do motorista, excesso de velocidade, ingestão de álcool, desobediência à sinalização e ultrapassagens indevidas. Cerca de 90% das colisões fatais são causadas por erro humano.


Nas duas últimas décadas, uma série de medidas a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro contribuiu para salvar vidas, como a Lei Seca, o uso da cadeirinha para crianças, cinto de segurança e capacete pelos motociclistas. A Lei Seca ocupa uma parcela importante nesse bolo.




Dicas de como evitar acidentes no trânsito?


gif

Não dirija sob o efeito de substâncias tóxicas, álcool ou remédios.

Alguns remédios usados, mesmo por recomendação médica, alteram nosso estado geral, prejudicando nosso desempenho ao volante. Evite tomá-los, ou não dirigir após o seu uso.


Avalie suas condições físicas

O primeiro passo é avaliar a si mesmo. Antes de pegar no volante, sempre se pergunte se você está em condições de conduzir o veículo com segurança, lembrando que o cansaço pode afetar seu comportamento no trânsito.

Afinal, fadiga e sono são alguns dos principais motivos de motoristas adormecerem e saírem da pista, causando atropelamentos e capotamentos. Então, nada de dirigir se estiver nessas condições, combinado?


Evite mudanças repentinas de faixa

Sempre sinalize ao mudar de faixa e só faça isso quando tiver certeza de que sua atitude não representará riscos. Mas não confie apenas no retrovisor, pois o carro tem pontos cegos, viu? Vire a cabeça para observar os veículos ao seu redor. Esse reflexo vai reduzir a possibilidade de colisões laterais.


Lembre-se de que os veículos maiores devem cuidar dos menores

De acordo com o código Brasileiro de trânsito, os veículos maiores devem zelar pela segurança dos demais em rodagem na via, os motorizados precisam proteger os não motorizados e todos juntos têm obrigação de cuidar dos pedestres.

10 visualizações
CONTATO

Av. Ivaí, 1219, Dom Bosco 

Belo Horizonte, MG - 30850-000

​​

Tel.: (31) 3419-3200

Tel.: 0800 004 2424

aguarda@aguarda.com.br

vendas@aguarda.com.br

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

Nome *

Email *

Assunto

Telefone *

Mensagem

© 2020 por Aguarda Proteção Veicular. Criado orgulhosamente