• Aguarda Proteção Veicular

A Calibragem dos seus pneus está em dia?

Sair de casa com o carro sem os pneus calibrados é um incômodo que só quem já passou sabe. Se previna contra isso, pois, é mais importante do que você pensa; confira!



Se tem algo importante em todo carro e que atualmente não tem a atenção que deveria ter é a calibragem correta dos pneus. Além de exercerem a principal função de gerar movimento aos veículos, os pneus também têm influência em outros aspectos da direção.


Segundo indicações das montadoras, a calibragem dos pneus, seguindo sua pressão correta, deve ser feita a cada 15 dias e sempre com os pneus frios. A pressão dos pneus varia de acordo com as especificações de cada fabricante e essa informação está disponível no manual do carro - em alguns casos está fixada na porta do motorista também.


Há também uma dúvida frequente: por que há diferença de pressão entre as rodas traseiras e dianteiras? Segundo as montadoras, essas diferenças ocorrem para chegar a uma combinação adequada entre estabilidade e conforto. A equação leva em consideração os pesos diferentes dos eixos do carro, fatores como consumo de combustível e até mesmo o tipo de câmbio utilizado no carro.


O rodízio dos pneus visa garantir a maior durabilidade e o desgaste por igual de todos eles. Alguns fabricantes ainda indicam que o estepe pode fazer parte do rodízio, porém, os mais tradicionais alegam que por ser utilizado somente em casos especiais, não deve participar. Caso o estepe faça parte do rodízio, é indicado que entre sempre pelo eixo dianteiro, de preferência pelo lado direito. No caso de pneus unidirecionais (que são os mais antigos e mais raros) recomenda-se que o rodízio seja realizado em paralelo, trocando o eixo (dianteiro pelo traseiro) sem trocar os lados dos pneus. Já para os pneus assimétricos, há divergências entre as recomendações dos fabricantes. A troca pode ser realizada em paralelo, em “X” ou até mesmo mista, trocando de lado somente os pneus do eixo sem tração. Nos veículos 4x4, a maioria das fabricantes recomenda a troca em “X” para garantir o desgaste uniforme dos pneus.


Viu como é importante manter em dia a calibragem dos pneus de seu veiculo? Se você tá devendo nessa, corre agora em um posto de gasolina mais próximo e revigore a vida dos nosso 4 amigos :)

4 visualizações
CONTATO

Av. Ivaí, 1219, Dom Bosco 

Belo Horizonte, MG - 30850-000

​​

Tel.: (31) 3419-3200

Tel.: 0800 004 2424

aguarda@aguarda.com.br

vendas@aguarda.com.br

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2020 por Aguarda Proteção Veicular. Criado orgulhosamente